Falando de... ARQUEOLOGIA BIBLICA

Por : Princesa Regina sábado, 30 de junho de 2012

"Toda a escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça". 2Timóteo 3.16

O que aconteceria se a arca de Noé fosse encontrada?Os ateus passariam a acreditar em Deus?Os cientistas que não creem na Bíblia admitiriam que ela tem razão?E os estudiosos que afirmam que o livro de Gênesis é uma narrativa fictícia, ficariam sem graça?
É claro que não precisamos depender de descobertas arqueológicas para crer que a Bíblia é a Palavra de Deus. No entanto, muitos artefatos encontrados, ao longo dos anos, autenticam o texto sagrado. Convido você a uma "grande aventura" que o fará conhecer alguns tesouros da arqueologia bíblica!
Você sabe o que é Arqueologia?É uma ciência baseada na escavação, decifração e avaliação crítica dos registros do passado. É um estudo fascinante!Nesse papo, conheceremos um pouco das grandes descobertas extraordinárias pelas quais a Palavra de Deus é autenticada e melhor entendida. Você está pronto para começarmos a nossa expedição?
O estudo científico em si não no afasta de Deus. Quando um cientista ateu se converte, torna-se um grande aliado na propagação da verdade, pois consegue unir fé e conhecimento. Ore, pois, para que os estudiosos ateus sejam salvos pelo poder transformador do evangelho.
Antigamente, tudo o que se sabia a respeito da Bíblia Sagrada estava limitado às suas próprias páginas. Muitas descobertas arqueológicas de objetos e lugares descritos nas Escrituras têm sido fundamentais para ilustrar a história e a literatura bíblica.
Os arqueólogos escavam a fim de identificar cada material encontrado na terra. A habilidade deles em separar os artefatos encontrados sem danificá-los impressiona. Uma pessoa comum destruiria, sem perceber, grandes tesouros escondidos na terra.
Não sei se você percebeu que no termo "arcaico" está contida a palavra "arca". Fazendo aqui um trocadilho, embora não tenham encontrado a arca de Noé, muitas outras "arcas", isto é, "artefatos arcaicos que fazem referência as Escrituras" têm sido encontrados pelos arqueólogos.
É claro que a Bíblia não precisa ser "provada" por qualquer outra ciência, como a Astronomia, a Geologia ou a própria Arqueologia, pois é a revelação de Deus ao homem, por meio da fé. Nesse caso, tentar entender a mensagem sagrada pela ciência, ignorando a fé, não tem sentido.
A Arqueologia já reconheceu, por exemplo, que Abraão, Isaque e Jacó foram personagens históricos, da maneira como o livro de Gênesis os descreve.
Embora muitos arqueólogos não admitam que a Bíblia seja a Palavra de Deus, a própria Arqueologia tem autenticado a mensagem das Escrituras. Ela está ligada à Bíblia desde o começo, pois a primeira vez que o vocábulo "Arqueologia" foi empregado, em 1607, fez-se referência ao Antigo Testamento.
Creia, adolescente, a cada dia, no que está escrito na Palavra de Deus!
É claro que a Bíblia, sendo a Palavra de Deus, não precisa de luz arqueológica para tornar-se compreensível e espiritualmente essencial, como também não precisa provar-se como autêntica ou verdadeira. Multidões têm sido espiritualmente regeneradas e apropriaram-se plenamente dos tesouros de sabedoria divina contido nas Escrituras, muito antes do advento da Arqueologia Moderna.
Apesar disso, devemos lembrar que a Bíblia não é apenas um livro divino, mas também humano. Ele pode ser melhor compreendida com o auxílio de fontes externas, como a História Antiga e a Arqueologia Moderna. Do ponto de vista humano, o valor dessas fontes é incalculável para se entender às Escrituras e aumentar o conhecimento dos povos bíblicos, além de possibilitar a compreensão mais ampla do significado do Antigo Testamento.
Não teria sentido concluir este papo sem responder a pergunta mais famosa, não acha?Acharam a Arca de Noé?Bem, várias expedições buscaram encontrar a arca de Noé, mas sem sucesso. Algumas formações rochosas similares a um barco gigante foram encontradas na área do monte Ararat (foto), gerando especulações. Há também relatos fantasiosos de pessoas que dizem ter visto a arca. Até hoje, na verdade, os homens procuram o barco pelo qual Noé e sua família foram salvos do Dilúvio.
Como vimos, apesar da arca de Noé não ter sido encontrada ainda (será que um dia a acharão?), muitas outras descobertas, em compensação, têm reconhecido a autenticidade da Palavra do Senhor. Isso não é fabuloso?Glória a Deus!A Palavra de Deus é a verdade!

Deixe um Comentário

Seguidores